Blog

  • Fim do mistério: o que é Marketing Digital?

Entenda de maneira simples o que é marketing digital e seus benefícios.

Antes de mais nada, vamos falar sobre o que é Marketing, em sua essência.
 
O marketing tradicional que nós conhecemos, e que muitas empresas (grandes, médias e pequenas) aplicam em seu dia-a-dia, é um conjunto de técnicas, baseadas em estudos e pesquisas, elaboradas e executadas com o objetivo de vender mais produtos e serviços.
 
"Market" é uma palavra em inglês que significa "mercado", portanto o "marketing" é justamente a busca em entender o mercado em que uma determinada empresa atua, ou que seus produtos e serviços possam interessar, após uma série de pesquisas e estudos,  e atingir o público desejado através da comunicação  - nesse ponto entra a Publicidade e suas ações com objetivo de comunicar - e em outros casos o marketing faz o sentido contrário, busca entender ou descobrir uma necessidade do mercado e oferecer um produto ou serviço que resolva aquele determinado problema.
 
Portanto, o Marketing Digital nada mais é do que as mesmas ações tradicionais porém adaptadas para serem executadas através de meios digitais, como a internet e a  telefonia móvel por exemplo, ou qualquer outra tecnologia considerada digital que possa vir a existir.
 
É importante entender que o Marketing Digital não é um substituto do Marketing Tradicional, na verdade são complementares, e ambos potencializam as ações executadas entre si.
 
O grande destaque que se dá ao marketing através dos meios digitais é simplemente pela velocidade e facilidade que se tem de alcançar e interagir com o público. Um destaque especial para as Redes Sociais, que nesse contexto, existe milhões de pessoas compartilhando seus perfis, preferências, comportamentos e opiniões o tempo todo. 
 
As redes sociais tornaram-se grandes aliadas do marketing em geral pois tornou muito mais fácil a tarefa de interagir com os clientes e ouvir sua opiniões, suas críticas, sugestões e elogios sobre um produto ou serviço oferecido, e em contra-partida, dar a oportunidade da empresa fornecedora dar uma resposta imediata baseada nessas informações.
 
Portanto o Marketing Digital nada mais é do que o uso da Tecnologia da Informação na busca de potencializar a eficácia e a eficiência de uma empresa em ofertar seus produtos ou serviços, otimizar o relacinamento com seu público e criar uma relação mais próxima com a marca, sempre com objetivo de gerar valores.
 
MAXIMIZE Tecnologia e Comunicação


Voltar para Blog