Blog

  • Registrar um domínio - o que é e como fazer.

Passo à passo de como ter seu endereço personalizado na internet

Basicamente um domíno é uma identificação, um nome, para que sua empresa ou negócio possa ser identificada na internet. Se não fosse pela criação dos domínios, para enviar um e-mail ou para acessarmos um site seria necessário memorizar uma série de sequências numéricas, o famoso I.P. (internet protocol) que sempre ouvimos falar.
 
Para se ter um site ou ter e-mails personalizados é necessário ter um domínio registrado, por exemplo, suaempresa.com.br ou seunome.com.br.
 
Para registrar um domínio antes de mais nada é importante entender algumas condições simples, como por exemplo se você pretende ter um domínio internacional (.com) ou localizado no seu país, como no Brasil por exemplo ".com.br".
 
O Registro é controlado por orgãos específicos em cada país, no Brasil é feito pelo Registro.br, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). 
 
Para registar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou física (CPF) que possua um contato em território nacional.
 
Para descorbrir se o nome para domínio que se deseja registrar está disponível para utilizalçao é possível realizar uma pesquisa simples e rápida no site www.registro.br.
 
É cobrada uma taxa anual para registro e manutenção do domínio, os valores variam de R$20,00 à R$30,00 anuais dependendo do tipo de domínio.
 
Após o registro, pagamento das taxas o próximo passo é contratar um serviço de hospedagem e configurar os servidores DNS para que  assim possa criar criar um site ou contas de e-mail e utilizar seu novo endereço na internet.
 
 
MAXIMIZE Tecnologia e Comunicação
Criação de Websites e Marketing Digital
 


Voltar para Blog