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Facebook x Website

É cada vez mais comum as empresas, de diversos portes, estarem usando o Facebook como ferramenta para alavancar negócios e é natural que obtenham certo sucesso dado a importância dessa rede social atualmente.
 
Porém o mau uso pode trazer resultados negativos a médio prazo, um deles é uso de perfis pessoais ao invés das páginas empresarais ou Fanpages. Essa prática vai contra a Politica de Uso e Privacidade do Facebook e cedo ou tarde seu perfil pode ser banido, entre outras desavantagens quanso estamos falando em Marketing Digital.
 
Outro fato bastante preocupante é muitas empresas estarem substituindo seus websites e voltando toda sua atenções para suas Fanpages, fazendo delas o seu website.
 
O website não deve ser substituido por uma página no Facebook, vejam porque:
 
 
- Controle sobre o próprio destino
 
Assim como nós recomendamos que sua empresa não utilize um endereço gratuito para hospedar o Blog, o mesmo vale para o Facebook. Como é um serviço de terceiros, pode mudar radicalmente as regras do jogo a qualquer momento. Além disso, quem garante que em 5 anos o Facebook será a principal rede social? Caso não seja e a sua empresa aposte todas as fichas lá, será necessário retornar à estaca zero e começar tudo novamente.
 
 
- Confiança
 
Nem todo mundo está no Facebook. Seja por não gostar de redes sociais, ou preferir outras como Google+, LinkedIn e Twitter, por exemplo. Caso resolva utilizar apenas uma página no Facebook ao invés de um site, a empresa estará focando apenas em um segmento dentro de seu mercado-alvo, algo que pode acarretar sérias perdas de oportunidades de venda.
 
Outro motivo é que, possuindo um site, tem-se a possibilidade de trabalhar a identidade visual e transmitir um pouco da personalidade da empresa, bem como passar mais profissionalismo e credibilidade. Uma vez que nem todas as pessoas se sentem seguras em preencher um formulário ou fazer uma compra através do Facebook, por exemplo, a empresa pode estar perdendo ótimas oportunidades de gerar Leads.
 
 
- SEO
 
Poderíamos fazer um post apenas listando todos os malefícios que a inexistência de um site traz para SEO, mas vamos nos prender aos dois mais importantes:
 
A empresa não está aproveitando ao máximo a criação de um ativo: muitos dos links, notícias e compartilhamentos em redes sociais estarão “apontando” para o Facebook, ou seja, mesmo após anos de atuação no mercado, a empresa não terá um domínio com autoridade perante os motores de busca.
Problemas de indexação: em uma página no Facebook, todo o conteúdo que estaria dentro das páginas de um site comum ficam em abas e, dentro dessas abas, em iFrames. Os motores de busca não gostam de iFrames. O conteúdo deles, por mais que esteja otimizado, não deve ser indexado pelos motores de busca. O resultado é que a empresa dificilmente terá acessos à página vindos do Google, por exemplo, o que é uma grande perda para qualquer empresa.
 
 
- Criação de Conteúdo
 
A criação de conteúdo no Facebook (posts) é muito limitada. Além do conteúdo ser de difícil indexação pelos motores de busca, não é possível, por exemplo, inserir imagens e reter visitantes com o uso de links internos.
 
Uma solução para esse problema seria a empresa possuir um blog externo para criar conteúdo, porém perderia o propósito de manter o site dentro do Facebook. Se haverá um blog, por que, então, não colocar uma página de produto, contato, etc? Pronto, virou um site.
 
 
- Dificuldade de análise
 
O Facebook oferece uma solução de análise bastante limitada para as páginas. Os dados são bons para conhecer o perfil das pessoas que curtem a página da empresa e obter dados mais específicos sobre o desempenho da mesma, como o engajamento com fãs, origem dos likes, etc.
Em um site, principalmente devido ao controle sobre o conteúdo, torna-se mais fácil analisar e otimizar, por exemplo, a fonte de tráfego que mais traz resultados para a empresa, bem como saber qual foi a palavra-chave ou o post em um site de terceiro que gerou a conversão do Lead.
 
 
Portanto, tratem as redes sociais, seja Facebook ou qualquer outra, como parte integrante da estratégia de marketing digital da sua empresa, cada ferramenta usada da maneira certa em pró de um objetivo com certeza os resultados serão satisfatórios, mas o website é o agente princial que integra todos os canais envolvidos é a base para comunicação digital da sua empresa ou negócio.


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