Blog

  • Marketing Digital não é a re-invenção da roda!

Antes de pensar e Marketing Digital é preciso pensar em Marketing.

É necessário entender que não existe distinção que crie uma parede entre as duas disciplinas. Na verdade elas são complementares, sendo o Marketing Digital uma extensão do Marketing Tradicional, mesmo estando tão em evidência atualmente.
 
Devida a essa notoriedade, é praticamente impossível desenvolver estratégias dentro de um plano de marketing que não envolvam uma ou mais plataformas digitais, até porque, o que serve de base para a definição dessas estratégias é o comportamento das pessoas.
 
Considerando a parcela ocupada pelos meios digitais na vida das pessoas e das empresas atualmente, com advento da internet, do mobile e pra uma realidade não tão distante a "internet das coisas", é natural que a atenção dada atualmente faz que Marketing Digital se pareça com a re-invenção da roda.
 
Uma das funções do marketing, por exemeplo, é encontrar meios de alcançar um determinado público, analisando seu comportamento, preferências, etc. O que muda aqui é apenas o MEIO, pois os fins são os mesmos.
 
Uma simples pesquisa por exemplo, da forma tradicional, pode ser feita por tele-marketing, abordagens no ponto de venda por exemplo, e essa mesma pesquisa poderia ser feita através de e-mail, mensagens SMS, Facebook, etc.
 
A evolução da tecnologia, de maneira geral, é o motor propulsor da humindade desde a descoberta do fogo, e naturalmente muda radicalmente o comportamento das pessoas a cada nova onda de revoluções.
 
Hoje, na era da Tecnologia da Informação, as pessoas estão cada vez mais conectadas e a escala do acesso a informação é cada vez mais ilimitado, o que faz com que seja necessário criar "filtros" para definir o que realmente interessa, mesmo que em grandes volumes.
 
Outro ponto a considerar é que, essas mesmas pessoas também se tornaram criadoras de conteúdo e algumas delas passaram de uma vida comum a uma "web celebridade" da noite para o dia. 
 
A democracia promovida pela conectividade dá também as pessoas o poder de opinar sobre qualquer conteúdo (de maneira positiva ou negativa) e expor suas experiências com outras pessoas da sua rede de relacionamento.
 
Tudo isso torna a aplicação do Marketing no meio Digital um grande desafio de gerar resultados em um meio altamente competitivo e extremamente crítico, entre outra coisas, diferente dos meios tradicionais que por natureza, quase todos, são uma via de único sentido.
 
Marcos Vieira


Voltar para Blog